© 2015 por Clinica Politano

  17ª Semana de Gestação

 

 “Olhando para mim, agora você vê uma cabeça proporcional ao corpo, continuo com o rosto fino por falta de gordura e apesar dos meus olhos estarem fechados, posso piscar e eles estão bem maiores. Já posso sugar e deglutir. Meu sistema circulatório e urinário está em ordem. Meu coração está bombeando mais de 20 litros de sangue por dia para todo o corpo e estou começando a engolir líquido amniótico, exercitando o futuro processo de funcionamento do meu intestino. É pouco ainda, mas quando for bem grandinho e tiver próximo ao parto chego a engolir cerca de meio litro de liquido amniótico.

Para a minha mãe provavelmente vai ser mostrado pela primeira vez as minhas falanges e os meus dedos bem individualizados”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  18ª Semana

 

 “Nos meus pulmões já começam a se formar bolhas de ar, apesar de que é a ultima parte do meu corpo a ficar pronta para viver fora do útero. Começo a formar as impressões digitais e às vezes você consegue me surpreender com os dedos, na boca agora bem mais recheados de gordurinha. Meus olhos estão migrando para frente embora minhas pálpebras estarem cerradas até o 6º. mês. A alimentação não deglutida começa a acumular no meu intestino e esse material pastoso conhecido como mecônio vai ser a minha primeira evacuação. Algumas vezes eu tenho soluço, mas não se assuste que isso é normal.

Estou pesando quase meio quilo e tendo entre 15 a 20 cm”