27ª Semana de Gestação

 

 “Poxa agora só faltam 3 meses! Estou conseguindo ficar com os olhos parcialmente abertos, e a minha retina começa a se formar, e os meus cílios totalmente crescidos ajudam a proteger meus delicados globos oculares. Estou aprimorando minha sucção e deglutição, pois desejo que minha mãe me amamente, pois sei que o leite materno me ajuda a crescer e me traz imunidade contra doenças. Os meus testículos já foram para minha bolsa escrotal e espero que eles fiquem lá. Vejo que minha mãe tem um pouco de dificuldade de respirar e espero que o médico a tranqüilize, pois essa dificuldade não me afeta em nada. Estou ficando mais rechonchudo e agora com a ultrasonografia 4 D vai ser um tal de dizer que sou parecido com a mãe, com o pai com o sobrinho, uma festa só”.

 

 

  28ª Semana

 

 “Estou ansioso para alguém falar comigo, pois gosto de ouvir as vozes dos meus pais, avós enfim das pessoas que estão vivendo o meu amadurecimento. Se a mamãe tem sangue Rh negativo e meu pai Rh positivo e como eles não sabem o meu, é importante minha mãe “tomar a vacina”, pois previne complicações para nós dois e os meus futuros irmãos. O líquido amniótico penetra nos meus brônquios e não nos meus pulmões, às vezes tenho soluço, mas mamãe não se preocupe, pois isto é normal. Minha pele está totalmente protegida coberta por uma camada gordurosa chamada vernix. Já tenho cabelos e mais intensos na minha nuca. O meu cérebro está muito próximo em termos de ondas cerebrais ao que terei durante minha vida, então meu reflexos vão ficando cada vez mais evidentes. Sinto que daqui até o final da gestação o meu médico vai ter que orientar muito minha mãe, pois ela está começando a ficar ansiosa, mais cansada, com câimbras, inchaço e o que é pior, só estão contando histórias de grávidas que tiveram complicação, como parto prematuro, infecção urinária grave e outras baboseiras. Espero que ela não se influencie, também logo ela fará consultas de pré-natal a cada quinze dias e ficará mais tranqüila. Será que ela fez os exames de rotina de novo? É importante repetir nesse período pelo menos: hemograma completo, urina e urocultura, glicemia em jejum e teste de tolerância a glicose e outros dependendo de como ela estiver clinicamente”..

 

 29ª Semana

 

 “Estou pesando quase 1 kg e meio, o meu cérebro está crescendo rapidamente e os ossos da minha cabeça por serem “moles” pode se expandir e acomodá-lo. Ele já pode começar a controlar a respiração e a temperatura do corpo. Meus sentidos estão “a todo vapor”. Sons, luzes, sabores e odores são perceptíveis. Meus cabelos estão mais longos e está ficando difícil para eu me movimentar como fazia antes, pois o espaço está diminuindo. Legal, isso é sinal de que estou crescendo “em altura e largura”.

 

 30ª Semana

 

 “Já estou com quase 40 cm, o lanugo que cobria meu corpo está desaparecendo, resta um pouco nas costas e ombros. Minha pele está menos enrugada, pois estou mais rechonchudo, minhas unhas de pés e mãos continuam a crescer. A minha medula começa a assumir a tarefa do fígado e começa a produzir sangue. Graças a Deus o Dr. insistiu que minha mãe dormisse de lado, preferencialmente do lado esquerdo, porque nessa posição nós dois respiramos melhor”.

© 2015 por Clinica Politano