© 2015 por Clinica Politano

 

Histeroscopia é uma técnica endoscópica bastante antiga mas que ganhou impulso com a melhora das lentes endoscópicas possibilitando maiores detalhes e nitidez da cavidade uterine e dessa forma transformando um procedimento diagnóstico em diagnóstico-cirurgico.

Ela é realizada em ambiente ambulatorial ou hospitalar com anestesia local, bloqueio ou geral, e de rápida recuperação pós opertória.

O procedimento é feito via vaginal, sem cortes com a introdução de uma fina ótica através da vagina que irá penetrar pelo colo uterino atingindo a cavidade do útero. A ótica é envolta por uma camisa, e este conjunto mede cerca de 3 – 5 mm, sendo acoplado a uma micro câmera que leva a imagem até um monitor de TV.

Hoje em dia a videohisteroscopia diferentemente do passado em que eram só diagnósticas, com os equipamentos e com o cautério bipolar permitiram ampliar os procedimentos.

 

As principais indicações da Vídeo Histeroscopia Cirúrgica são: 

 

Infertilidade

Valiação da cavidade uterina prévio a reproducão humana assistida.

Miomectomias

Os miomas submucosos (localizados dentro da cavidade uterina) podem causar sangramento uterino anormal, cólicas e infertilidade.

Polipectomia (retirada de pólipos uterinos)

Alterações benignas de diagnostico ultrasonografico que merece investigação principalmente no Climatério naquelas mulheres que apresentam sangramento.

Resseccão de septos e aderencias intra-uterinas

São causa de anormalidades no ciclo menstrual e infertilidade.

Ressecção total do endométrio (Ablação do Endométrio)

SIndicada naqueles casos em que o tratamento clinico da hemorragia uterina não deu o resultado esperado.

Pesquisa de infertilidade e malformações uterinas

A videohisteroscopia veio complementar o exame de USG e é “padrão ouro” em reprodução assistida.

Retirada de DIU e corpos estranhos

Muitas vezes o DIU está mal posicionado e não é possível a retirada sem o auxilio da visualização direta.

 

A videohisterocopia é sem dúvida um exame complementar de grande valia no encaminhamentos de patologias ginecológicas e fundamental em reproducão assitida.