© 2015 por Clinica Politano

  24ª Semana de Gestação

 

 “Ainda estou muito magro e quero ficar aqui dentro mais um bom período, mas se tiver que enfrentar o mundo aí fora, acredita que tenho alguma chance. Não convém arriscar, pois meu pulmão ainda não está “legal”. Siga com critério o que nosso médico vem recomendando. Veja no ultrassom como meu rosto está se enchendo e meus cílios e sobrancelhas estão bem formadas. Olhe o que faz, pois ouço sua voz, as musicas que ouve e as broncas no papai”

 

 

 

 

 

 

 

 

  25ª Semana

 

 Começo a ganhar peso numa velocidade maior, estou aperfeiçoando alguns estímulos como sugar e engolir e daqui até o final vou triplicar o meu peso e dobrar o meu tamanho. Os meus pulmões e narinas começam a abrir, os meus alvéolos pulmonares começam a produzir uma substancia -surfactante- que será muito importante na minha sobrevivência caso eu seja apressadinho e nasça antes do tempo. Ao redor da minha boca existe uma sensibilidade aumentada que me ajudará a pegar o mamilo logo ao nascer. Os meus olhos respondem a luz e os meus reflexos estão bem evoluídos. Mamãe, eu sei que você sente dores no pé da barriga por causa do útero. Descanse uma parte do dia, tome bastante água, urine varias vezes ao dia e não “espere uma semana para o intestino funcionar”. Quero você de bem com a vida. Olhe só já estou com quase 800 g e sou maior “que uma régua escolar“ – 30 cm. “Não quero ver você com cólicas, dores nas costas ou nas pernas, mas se tiver, por favor, avise o Dr.”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 26ª Semana

 

 “Sinto que meus pulmões estão amadurecendo, pois os vasos sanguíneos estão proliferando e os alvéolos, que são “os pequenos sacos que vão armazenar ar quando eu nascer, terminaram sua formação, mais sei que só daqui uns meses ele estará bem evoluído, pois apesar de iniciar a produção de “surfactante” que é a substancia que vai permitir a expansão dos pulmões, ela atinge um bom nível com 34 semanas. Mesmo assim faço movimentos respiratórios, embora não haja ar, para que eles quando eu nascer possam expandir, minha coluna está mais resistente para agüentar o meu corpo. Embora não existam formas do médico no consultório demonstrar as reações do meu cérebro eu reajo a toques e aos sons, inclusive minha pulsação se acelera quando ouço musica. Olhe só, já estou com 1,0 Kg e meço aproximadamente 35 cm com as pernas estendidas. “Espero que minha mãe não se descuide da alimentação, pois necessitamos de 400 cais por dia, é claro através de alimentação saudável”.