A mulher no periodo de amamentaçao pode engravidar?
MITOS E VERDADES

A saúde da mulher está repleta de mitos e verdades, que a medicina pode explicar e até mesmo desmistificar. O conteúdo desta área tem exatamente este objetivo: trazer algumas das dúvidas que normalmente são apontadas por pacientes nos consultórios médicos e reunir, num só lugar, respostas e esclarecimentos.

As infecções vaginais por candidíase são consideradas doenças sexualmente transmissíveis? MITO

A candidíase é uma vaginite bem frequente que normalmente é acompanhada de coceira na vagina, ardor, corrimento esbranquiçado e sem cheiro. Não é aconselhável tratar apenas com diagnostico clinico, por isso procure a orientação de seu médico

A dor no baixo ventre sempre é de causa ginecológica?  MITO

A dor pélvica conhecida como ” dor no baixo ventre “ pode ou não ser de causa ginecológica. Existem várias causas e é um desafio para seu médico que só consegue identificar após criteriosa analise de suas queixas. É importante quando da consulta médica informar sobre seus hábitos urinários, intestinais e as atividades do dia a dia.

As pílulas anticoncepcionais interferem na libido da mulher?  VERDADE

Porém, deve se ter muito cuidado em afirmar que a diminuição da libido da mulher seja decorrente única e exclusivamente pelo uso do anticoncepcional hormonal oral. Você deve ser pró ativa e conversar com seu médico pois a sexualidade da mulher também é influenciada por questões psicológicas, físicas, culturais e sociais.

Mulher que nunca engravidou pode usar D.I.U de cobre ou Mirena?  VERDADE

O DIU de cobre e o SIU, dispositivo com hormônio (Mirena) podem ser usado em mulheres que nunca engravidaram. Todo e qualquer método de planejamento familiar deve ser exaustivamente discutido com seu médico sobre as suas vantagens e desvantagens, antes de iniciar o uso.

Toda cólica menstrual é ocasionada por endometriose?  MITO

A dismenorreia conhecida como cólica menstrual pode ser primária, em que não há nenhuma doença associada ou secundária quando é provocada por fatores externos ao ciclo menstrual fisiológico como endometriose, adenomiose. miomas, doenças inflamatórias pélvicas e outros. No Brasil 10 a 15% das mulheres podem ser acometidas por endometriose, e dados recentes demonstram que existem mais de 6 milhões de mulheres com endometriose.

Para o diagnóstico definitivo da endometriose a videolaparoscopia é o “padrão ouro” ?  VERDADE

A videolaparoscopia é um procedimento importante no diagnóstico da endometriose e das causas de infertilidade. Hoje em dia a vídeolaparoscopia cirúrgica  em substituição as laparotomias (“cirurgias em que se faz um corte no abdômen”) permitem uma melhor recuperação pós operatória e um retorno mais rápido as atividades diárias.

A mulher pode engravidar no Climatério?  VERDADE

O Climatério é um período de transição hormonal e de fertilidade na vida da mulher que dependendo da fase ela pode ou não engravidar. Ao iniciar alguma sintomatologia ou alteração do ciclo menstrual na 4a. década de vida informe ao seu médico para que ele possa orientá-la.

Os casais sem antecedentes de doenças tem 80% de chance de engravidar no primeiro mês de “tentativa “? MITO

É importante conceituar que a fertilidade do ser humano é muito mais baixa do que se acredita. A chance de um casal engravidar no primeiro mês é de 20%, isso é claro caso não haja nenhum fator impeditivo em nenhum parceiro.  A pesquisa deve ser muito criteriosa e detalhada antes de se instituir qualquer tratamento.

O sangramento pós menopausa é uma das principais indicações de videohisteroscopia pois é o procedimento que permite afastar ou confirmar o Câncer de Endométrio. Mais de 90% dos casos de Câncer de Endométrio encontram-se em mulheres acima dos 50 anos com pico aos 65 anos.

O feto interage com o meio externo?  VERDADE

O ambiente intra uterino é o primeiro momento que o feto vivencia o mundo externo. Apesar dessas informações ficarem no subconsciente a experiência quando repetida será reconhecida e seguirá os mesmos padrões adquiridos na gestação

Qual o melhor tipo de parto: Cesariana ou Parto Normal?

Muito se discute hoje sobre qual é o melhor tipo de parto, sea doula é importante e se a enfermeira obstétrica deve fazer parte da equipe multidisciplinar. E a episiotomia é desnecessária? Precisa anestesia? Essas e outras dúvidas você vai ter oportunidade de saber a minha opinião pessoal sobre o assunto.

A amamentação e biologicamente e sócio culturalmente aceita com um momento de bem estar compartilhado entre mae e filho. Durante esse período dependente do tempo pós parto e da amamentação ser em tempo parcial ou integral a mulher pode ter o eu retorno a fertilidade precocemente.

Paciente menopausada com sangramento uterino deve se submeter a videohisteroscopia? VERDADE